Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que contêm substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, prevenindo e combatendo doenças. Os alimentos funcionais incluem uma ampla variedade de alimentos, contendo diferentes componentes que afetam diversas funções corporais. Mais do que nutrir, fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até tratamento de doenças.
Os alimentos funcionais têm potentes antioxidantes naturais, isso significa que tem capacidade para combater os temidos radicais livres, que em excesso comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento.
Apesar de todos os alimentos têm propriedades nutricionais,alguns possuem elementos com funções benéficas particulares, e são classificados como funcionais. Uma maneira simples de reconhecer os grupos de alimentos funcionais, basta olhar as cores da comida. Alimentos com tons laranja, como cenoura e abóbora, são ricos em betacaroteno, que retarda o envelhecimento.
Já os vermelhos, como melancia e tomate, possuem licopeno, que melhora o sistema imunológico. Os que tendem para o violeta, como uva e amora, têm propriedades antioxidantes.
Porém essa fórmula não se aplica a todos os alimentos. Por exemplo alguns chás, especiarias e peixes, que têm substâncias funcionais e não revelam isso em suas cores. Os alimentos funcionais devem fazer parte da dieta e devem ser ingeridos diariamente. Incluir os alimentos funcionais no cardápido é uma maneira de ajudar a reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como o câncer, colesterol, pressão alta, problemas intestinais, entre outros.
Confira abaixo alguns alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde:

AVEIA: Rica em beta-d-glucanas. Ajuda a diminuir o colesterol sérico total e também os níveis de colesterol ruim, o LDL. estudos mostram efeito protetor no desenvolvimento de câncer de cólon.

ALHO: Rico em compostos sulfurados. Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores.

AZEITE DE OLIVA: Composto por gordura monoinsaturada (ômega 9), auxilia na redução do colesterol total e LDL

CASTANHA DO PARÁ: Rica em gordura monoinsaturada(encontrada também no azeite) e gordura poliinsaturada(encontrada no peixe). Ajuda a baixar os níveis do colesterol ruim e a aumentar os do colesterol bom. Devido as altas concentrações de selênio, estudos mostram que retardam o envelhecimento

CENOURA: Fonte de betacaroteno, tem como propriedade fortalecer o sistema imunológico.
TOMATE: O licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado uma arma poderosa na prevenção do câncer de próstata.
PEIXES: Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, previnem infartos e derrames, ao baixar os níveis de triglicérides e de LDL.

CHÁ VERDE: Rico em catequina, Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.

SOJA: Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa, a prevenir o câncer de mama e cólon

UVA E VINHO TINTO: Ricos em flavonóides , antioxidantes que diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Nota : Vale lembrar que os alimentos funcionais não são milagrosos,eles não curam doenças, ao contrário dos remédios. Por possuírem certos componentes ativos, eles são capazes de prevenir ou reduzir o risco de determinadas doenças.Sua ação vem sendo investigada sobre as doenças cardiovasculares, inflamatórias e intestinais, câncer, hipertensão, diabetes, certas afecções reumáticas e Mal de Alzheimer, entre outras.

Eles devem apenas fazer parte de uma alimentação equilibrada, pois não adianta o indivíduo consumir alimentos com propriedades funcionais e incluir no cardápido outros alimentos de péssima qualidade.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Muito Criança

Olá Pessoal.
Hoje a notícia aqui é outra.
Eu e minha mãe resolvemos juntas abrir uma loja virtual de roupas de crianças.
Ela fica com o desenvolvimento das peças e eu fico com a parte de divulgação e vendas.
Pra ajudar no começo, pois essa coisa de internet ela não pegou. Mas é uma super costureira e faz roupas lindas.
Resolvemos então divulgar suas roupas com um blog lindo que montei e demos nome para a marca.Se gostaram da informação de uma olhada em http://www.mecmuitocrianca.blogspot.com/
 As peças dos bebês foram separada por numeração o número 1 corresponde de 3 a 6 ms e o número 2 de 6 a nove meses. Já as peças para os maiorzinhos ficou na numeração padrão que é 2, 4 e 6, numeração essa que quase todas as marcas trabalham. Vale super conferir as peças são de super qualidade e acompanha a moda das crianças. Beijos e aguardo a visita de todas minhas caras seguidoras de 7 meses de blog.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tempo X Alimentação

Todos sabem que uma alimentação saudável e correta tem tudo a ver com nossa qualidade de vida. No entanto, outros fatores dessa delicada equação consomem boa parte do nosso tempo - inclusive aquele que deveria ser reservado a uma refeião equilibrada: o mercado de trabalho, os compromissos com a família, os estudos, o trânsito pesado....É uma luta diária contra o relógio.
Na verdade, a relação que temos com o tempo é que vai realmente influenciar de forma negativa ou positiva o nosso dia a dia. E no quesito alimentação, o assunto ganha importância ainda maior. Afinal, quem nunca sentiu saudades de uma alimentação caseira, preparada com calma e com ingredientes balanceados? Esse sentimento fica ainda mais latente quando comparamos essa refeição com um lanche ou mesmo à comida do restaurante por quilo, muitas vezes nossas únicas saídas durante um dia de trabalho.
Pois bem, se você é um desses, pelo menos você está entre aquelas pessoas que sentem a diferença, porque muita gente nem se lembra mais disso tamanha a necessidade do cumprimento de horários, tarefas e compromissos. O especialista em produtividade, Christian Barbosa, autor de diversos livros sobre nossa relação com o tempo, assegura que há, sim, alternativas para esse problema e que, com planejamento, todos podem se relacionar melhor com seu tempo. Ao conseguir esse equilíbrio, também é possível preservar aspectos fundamentais na própria alimentação. "Em geral as pessoas não planejam seu dia. Não têm uma agenda pré-definida, que separe e lhes garanta o tempo necessário a uma boa alimentação, ou a um bom livro, a um tempo para respirar em meio tantas tarefas. E ao deixarem de lado esse planejamento, esquecem que a alimentação faz parte daquilo que chamamos `cuidar da gente`", explica Barbosa, que é cientista da computação e é considerado um dos principais especialistas em administração de tempo do país.
Mas a questão do tempo na alimentação, na verdade, também varia de indivíduo para indivíduo. Alguns conseguem se adaptar melhor as refeições de fast foods ou de restaurantes rápidos e lanchonetes, em geral mais gordurosos e menos saudáveis. Além disso, há indivíduos que conseguem almoçar ou jantar em 5 a 10 minutos. Outros, por uma questão biológica, não  possuem essa adaptação. As consequências desses comportamentos, no entanto, culminam na perda de qualidade de vida. "Costumo dizer que nenhum dono de carro, seja ele uma Ferrari ou uma Brasília velha, vai abastecer deliberadamente seu carro em um posto que seja famoso por fornecer gasolina adulterada. Por que então fazer isso com nosso próprio corpo?", questiona Barbosa.
O autor vai além. Ele explica que muito da "falta de tempo" para priorizar nossa própria qualidade de vida pode, em última análise, impactar também em nossa produtividade, seja ela no trabalho ou em afazeres diversos do cotidiano. Isso acontece porque, ao assumirmos deixar de lado nossa qualidade de alimentação, abrimos a possibilidade, por exemplo, de sermos acometidos por doenças oportunistas como dores de cabeça, gripes e crises estomacais, entre outras.
Como não deixamos de ir para o trabalho por uma simples dor de cabeça ou de estômago, acabamos, sem perceber, trabalhando à meio força. A isso o dicionário de saúde dá o nome de Presenteísmo, ou seja, a pessoa está no trabalho, na academia ou mesmo em casa, mas na verdade está produzindo menos do que poderia ou, então, se distraindo com atividades inúteis.
"Estimativas dão conta de que 3% do PIB de um país possa ser desperdiçado por esse fenômeno, o que não aconteceria se priorizássemos os cuidados com nosso próprio organismo", explica Barbosa.
Então, mãos a obra. Uma boa agenda já é um começo. Depois um planejamento para identificar o que é realmente mais importante no seu dia. E então, muita calma, porque o mundo não vai acabar em um restaurante ou em uma lanchonete em 10 minutos. Ao contrário, use esse tempo a seu favor.
Um texto de Roger Hayas da Revista Nutrir, exclusiva do CRN.
Para saber mais, conheça algumas obras de Christian Barbosa
  • A Tríade do Tempo. Editora Campus. Categoria: Liderança e Gestão de Equipes
  • Você, dona do Seu Tempo. Editora Gente. Categoria: Auto Ajuda/Mentalismo
  • Estou em Reunião. Editora Agir. Categoria: Administração Geral
  • Mais Tempo, Mais Dinheiro. Editora Thomas Nelson Brasil. Categoria: Administração.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Aleitamento materno

Depois de nove meses de espera, o melhor presente que uma mãe pode dar ao filho recém-nascido é amamentá-lo imediatamente após o parto. Além de fortalecer o vínculo, a primeira mamada protege o bebê de vírus e bactérias, já que o colostro - primeiro leite produzido pela mulher - é rico em anticorpos e ainda atua como laxante, acelerando a eliminação das fazes. Do outro lado, as mães que amamentam podem prevenir sangramento, pois o útero se contraí com o estímulo da amamentação.
Para que as mães conheçam esses e outros vários benefícios do aleitamento materno, o Conselho Regional de Nutriciolnistas de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e sete instituições de ensino superior, desenvolveu uma cartilha de 12 páginas ricamente ilustrada para facilitar o entendimento sobre o assunto. Com linguagem simples e direta, o livreto traz temas como alimentação para a mãe, cuidados de higiene e até um passo a passo para coleta e armazenamento do leite materno.
A amamentação é algo único e exclusivo de uma mulher. Algo que só pode ser tirado caso a mãe não queira ou não consiga amamentar seu filho. As dores no peito acontecem logo no começo da amamentação, mas tendem a passar conforme persistencia da mãe.
Após o 6º mês algumas mães têm que voltar ao trabalho, mas tem explicação na cartilha de como armazenar o leite para ser oferecido à criança. E depois se possível continuar amamentando a criança quando estiver com ela por perto.
Lembre-se é um ato de amor e a aproximação mais terna que uma pessoa pode ter para uma vida toda.
Sites onde poderá encontrar a cartilha:
http://www.amigasdopeito.org.br/; http://www.aleitamento.com/; http://www.3.sp.senac.br/.
O blog http://www.cacausp.e-familyblog.com/ também tem dicas ótimas sobre o aleitamento.
Quero indicar com muito carinho esse post a mais uma nova mamãe, a minha amiga Ana Maria que está com um lindo menino nos braços e amamentando a todo vapor. Parabéns minha linda e que todas as mães, como nós, façam o mesmo. Amamente seus queridos filhos que Deus nos deu a honra de tê-los.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Beijos Baby Bum

Gostaria de agradecer a Fernanda do Mamma Mini que me chamou para trabalhar com ela nesta feira que achei muito legal.
Apesar de ter me formado em nutrição, consigo administrar super bem o trabalho com vendas. Como já citei outra vez, fui vendedora muitos anos antes de fazer nutrição. E sempre que posso ou aparece oportunidade de trabalho com essa área, não perco tempo!
Como trabalho free com a nutrição, sem trabalho fixo que tenho que ir todo dia; sobra tempo pra encaixar outras coisas que também gosto de fazer. Adoro não ter rotina e estar cada dia em um lugar diferente e conhecendo pessoas novas.
Que por sinal foi isso que aconteceu por lá. Conhecemos algumas blogueiras como a Gabi do mami e mimos, a Paula do b-de-bel,a Dani do criança bem vestida, a Flávia do mamãe sabe tudo e a Dri do Bolsinha da Dri foi lá também.
A Fê teve muitas oportunidades de contato o que foi muito bom para divulgar sua marca.
Foi muito bacana pra mim também, lembrei os velhos tempos que passavámos juntas nas lojas que trabalhamos. E conheci muita gente legal por la!
Um grande beijo para todas as pessoas que nos visitaram e para todas as blogueiras que tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fibras Alimentares

As profundas modificações nos hábitos alimentares ocorridas desde os primatas vegetarianos ao homem moderno, trouxeram reflexos importantes na fisiologia do corpo humano e, em particular, no aparelho digestivo.
O desenvolvimento dos produtos industrializados com baixo teor de fibras, proteínas e vitaminas, o uso abusivo de medicamentos e a vida mais sedentária, trouxeram como conseqüência a alteração funcional do tubo digestivo e grande incidência da constipação intestinal (prisão de ventre).
Alimentos ricos em fibras podem, também, ser úteis no controle de peso, prevenindo e tratando a obesidade. As dietas com alto teor de fibras possuem baixa densidade calórica, induzem à menor ingestão de alimentos por exigirem maior tempo de mastigação e contribuem, graças ao seu volume, à sensação de saciedade mais rapidamente.
As fibras são partes de grãos, vegetais e frutas que não são digeridas pelo nosso corpo. As fibras passam quase intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes, com os movimentos intestinais. Portanto, as fibras são necessárias para auxiliar todas as outras substâncias alimentares a moverem-se através do sistema digestivo de maneira adequada. Sem fibra suficiente, o processo digestivo pode ficar lento e a obstipação (intestino preso) pode ocorrer.
Principais Fontes de Fibras

Fibras Soluveis: Leguminosas: feijão, lentilha, soja, ervilha, grão de bico; Sementes; Cereais e seus farelos: aveia, cevada, arroz ; Frutas: polpa de maçã e pêra, laranja, banana ; Legumes.

Fibras Insoluveis: Farelos de cereais: trigo, milho; Grãos integrais: pão, bolacha e torrada integrais e cereais; Nozes, amêndoas, amendoim; Frutas: principalmente quando ingeridas com a casca; Verduras folhosas.


Fonte: www.abcd.org.br