Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Coração saudável

O assunto do momento é alimentação saudável, mas nem todos conseguem. E dicas é o que não falta por ai.
Não custa nada frizar que quem cuida da alimentação, cuida da vida.
Alimentos que são livres de gorduras trans ou gorduras hidrogenadas; que por sua vez são a mesma coisa; fazem bem ao coração. Evita ai um possível ateroma, ou se preferir, gordura entupindo a veia do coração. E alimentos livres de sal e condimentos, evitam que a pessoa desenvolva uma pressão alta que é extremamente prejudicial ao coração. Pois a pressão tende a comprimir as veias e artérias do coração, levando a pessoa a um possível infarto agudo do miocárdio. Já o doce todos nós sabemos que em algum momento a pessoa que faz uso indiscriminados de doce, tende a fadigar o pâncreas, podendo então desenvolver uma diabetes tipo 2.
Sabemos que todo alimento que nos livra de gorduras, sais e acúcares, fazem um bem danado ao coração e a todo nosso organismo.
Segue uma tabela de alimentos aliados do coração:
  • azeite extra virgem, vinho tinto, arroz integral, atum;
  • aveia, suco de uva, brotos de feijão, cogumelos;
  • frios magros;
  • frutas secas: damasco, banana passa, pêra seca;
  • iogurtes, linhaça, pão integral enriquecido com fibras;
  • suco natural sem adição de açúcar;
  • peixes, queijos magros, vegetais;
  • cereais matinais de preferência integrais;
  • verduras, frutas e legumes frescos.

domingo, 7 de agosto de 2011

Para que comer tanto?!

Segundo a tabela de nutrição e a OMS a quantidade de calorias ideal para consumo seria de aproximadamente 2200 kcal para um adulto jovem sem nenhum tipo de doença crônica. Sabemos também que esse valor muda do homem para mulher. Nós mulheres podemos consumir mais ou menos umas 1500kcal diárias, dependendo do caso e do objetivo.
Porém não é bem isso que acontece na maioria das famílias onde nenhum dos componentes desse lar é praticante de atividade física contínua. Pessoas comuns que trabalham, se dedicam a casa e descansam nos finais de semana. Muitas pessoas perdem completamente o controle quando o assunto é comer. Amam comer e comem de tudo que vêm pela frente. Uns gostam de cozinhar e comer outros apenas de comer. Sem ter nenhum cuidado com a saúde ou mesmo com os quilos que ao passar dos anos são mais difíceis de perder, quando o assunto é dieta.
Isso mesmo a pessoa resolve do dia pra noite fazer uma dieta da qual não vê resultado.
E acaba desistindo e volta com tudo a atacar a comida, com ou sem culpa.
É bem difícil mesmo, mas tudo é difícil nessa vida, mas nunca impóssivel.
Sabemos que com o passar do tempo nosso metabolismo trabalha um pouco mais de vagar. E se a gente come mais nessa época da vida, vamos dizer assim, o resultado não poderia ser outro. Acúmulo de gordura pra todo lado. Infelizmente a gente tem mesmo mais vontade de comer, pois tudo nessa etapa da vida é apreciável pelo nosso paladar.
Por isso pessoas mais velhas tendem a ganhar mais peso e não ter tanta facilidade para perdê-los.
Fazer regime em uma certa idade pode mesmo ser um pouco frustante, pois vc para de comer tudo que gosta e não vê resultado na balança.
Mas não tem jeito , o certo é fazer uma dieta bem balanceada com menos gorduras de origem animal, diminuir farináceos e doces. Essa fórmula com alguma atividade física junta já ajuda e muito pra começar a perder medidas.
E o recomendado após chegar no peso desejado. Sempre uma alimentação saudável e a prática de atividade física, nem que seja uma caminhada pelo bairro, já ajudam a manter a forma e ter qualidade de vida.
Patricia S. Gomes CRN27287