Diversos Assuntos


Nutrição e Cia como o próprio nome já diz mostra também post que abordam assuntos tais como: filhos, informação, orientação, diversão, bichos, amizade entre outros. Seja um seguidor e ganhe mais conteúdo no seu dia a a dia.

Componentes Ativos

ISOFLAVONAS

O que são isoflavonas?
As isoflavonas, substâncias presentes na soja, pertencem à família dos polifenóis, os quais
possuem importantes atividades biológicas tais como: atividade antioxidante, como é o casodos isoflavonóides, que apresentam estrutura semelhante ao estrógeno humano e sintético,atividade antifúngica, propriedades estrogênicas e atividade anticancerígena.
Por apresentar atividade estrogênica, estas substâncias são comumente referidas como
fitoestrógenos.
A soja possui três tipos de isoflavonas: agliconas, glicosídeos, acetilglicosídeos e
malonilglicosídeos. As formas agliconas são as formas ativas do nosso corpo, ou seja, aquelas verdadeiramente absorvidas pelo nosso organismo.
A concentração de isoflavonas na soja e seus derivados pode variar muito, pois depende da variedade do grão, solo, clima, local onde foi cultivada e principalmente o tipo de
processamento utilizado no preparo do alimento.
 
ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3 E ÔMEGA-6
 
Apesar de serem vistos como os vilões da boa alimentação, as gorduras nem sempre são prejudiciais. É o caso dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6.
Estas gorduras são encontradas em estado líquido (óleos), na temperatura ambiente e também são conhecidos como ácido linolênico (ômega-3) e ácido linoléico (ômega- 6).
O ácido linoléico é caracterizado como essencial, por não ser produzido pelo nosso organismo, e é precursor dos outros ácidos graxos poliinsaturados da série ômega-6.
Já é bastante conhecido o efeito benéfico da ingestão destes compostos, que podem atuar de diversas maneiras como: ajudando a reduzir danos vasculares, evitando a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose); reduzindo o colesterol total e o LDL sanguíneo na substituição dos ácidos graxos saturados por poliinsaturados; regulando a temperatura do corpo e a perda de água e atuando positivamente no sistema imunológico.
Alguns estudos chegam a mostrar que após o curto prazo de 72 horas de suplementação dietética com esses ácidos graxos, há alteração da composição da membrana celular e diminuição na síntese de prostaglandinas e tromboxanes. Estas alterações podem modular a resposta inflamatória e interferir em mecanismos patológicos.


MUDE PARA MELHOR, CONHEÇA O LICOPENO

O licopeno é uma substância responsável pela coloração avermelhada do tomate, melancia, beterraba e pimentão, entre outros. Sendo um antioxidante, quando no organismo, auxilia impedindo e reparando os danos celulares causados pelos radicais livres.
Estes por sua vez, são produzidos durante as funções normais do corpo humano, como no ato da respiração e durante a atividade física. Podem ser formados também com o hábito de fumar, superexposição ao sol, poluição do ar e stress.
Os radicais livres são altamente reativos e por isso devem ser controlados, afinal, podem danificar as células saudáveis do corpo humano. Esses danos contribuem para o desenvolvimento de várias doenças, como as cardiovasculares e o câncer.
Pode-se então concluir que o licopeno é importante na alimentação humana.


COMPOSTOS ORGANOSULFORADOS

Compostos organossulfurados são compostos, normalmente orgânicos que contém pelo menos uma ligaçao covalente carbono - enxofre[1].
São frequentemente associados com odores marcantes, mas muitos dos compostos com sabores mais agradáveis conhecidos são derivados de organossulfurados. A natureza é abundante em compostos organossulfurados, dado que o enxofre é essencial à vida. Dois dos aminoácidos mais comuns são compostos organosulfurados. Combustíveis fósseis, carvão mineral, petróleo, e gás natural, os quais são derivados de organismos pré-históricos, necessariamente contém organosulfurados, a remoção dos quais é um foco importante das refinarias de petróleo.


QUERCETINA


Quercetina é um flavonóide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como Antiinflamatória, anticarcinogênica (pois atua no sistema imunológico), antiviral, influencia na inibição de cataratas em diabéticos, anti-histamínicas (antialérgicas), cardiovascular, entre outras atividades.
Grandes concentrações são encontradas em maçãs, cebolas, chá, brócolis e vinho tinto.
É extraída das plantas com muita facilidade, pois encontra-se em grande quantidade, proporcionando, consequentemente, a diminuição dos custos de extração.



BETACAROTENO

O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A.
Tem sido descobertas grandes propriedades para o betacaroteno nas pesquisas das quais é alvo. Sabe-se hoje que ele é um antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras.
O betacaroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxília na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento.
As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.
Consumir grande quantidade de betacaroteno não é perigoso para o organismo. O único efeito colateral conhecido pelo excesso do mesmo é o aparecimento de uma coloração amarelada na pele, que é inócua e não deixa sequelas, que desaparece com a redução do consumo, denominada por hipercarotenodermia.

ÁCIDO OLEICO

O ácido oléico é um ácido carboxílico, por possuir um grupo funcional COOH. O ácido oléico é um ácido graxo de cadeia longa possuindo 18 carbonos na sua estrutura. Por possuir uma dupla ligação entre os carbonos ele é chamado de ácido graxo insaturado. Os ácidos graxos são uma classe de compostos orgânicos que constituem os lipídeos, os quais são vitais na construção da membrana celular, estando presente na epiderme, o qual protege e faz parte da barreira da pele evitando a sua desidratação, por perda de agua transepidérmica. O ácido oleico é um ácido graxo essencial (ômega 9), o qual participa do nosso metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônios.



POLIFENÓIS

Os polifenóis são componentes naturais de uma ampla variedade de plantas e são conhecidos com metabólitos secundários. Fontes alimentares de polifenóis incluem cebola, maçã, chá, vinho tinto, uvas vermelhas, suco de uva, morango e certas nozes. Os polifenóis podem ser classificados em flavonóides e não-flavonóides.



 
CATEQUINAS

O chá verde, consumido amplamente no extremo oriente, contém cafeína e compostos polifenóis conhecidos com catequinas. O composto catequina mais comum no chá verde é o EGCG, o qual tem sido sugerido ser responsável por benefícios potenciais à saúde do consumo a longo prazo de chá verde.
Uma equipe de cientistas da “University of Medicine and Dentistry of New Jersey” descobriu que o tratamento a longo prazo com EGCG reverteu desordens médicas induzidas por dieta rica em gordura em ratos de laboratório. No estudo, ratos foram alimentados com uma dieta contendo 60% de energia como gordura por 16 semanas, depois das quais os ratos tomaram EGCG por mais 16 semanas. Os ratos tratados com EGCG ficaram mais magros, diminuíram a resistência à insulina e abaixaram o colesterol no plasma em relação ao que não receberam tratamento. O tratamento com EGCG também diminuiu o peso do fígado e triglicerídeos nesse órgão.
Em outro experimento, ratos obesos receberam tratamento com EGCG por 4 semanas. Esses ratos tiveram diminuição na gordura corporal e glicose no sangue comparados ao grupo de controle sem tratamento.
Esses resultados indicam que doses fisiologicamente relevantes de EGCG encontrado no chá verde podem mitigar o desenvolvimento de obesidade, sintomas de síndrome metabólica e acúmulo de gordura no fígado. Estudos posteriores são necessários em humanos para determinar se o chá verde ajuda a emagrecer ou se o EGCG pode ser usado para prevenir o aparecimento da obesidade.




Fontes: http://www.revistavivasaude.uol.com.br/, www.artigonal.com/nutrição-artigos
http://pt.wikipedia.org/.